Coordenar uma campanha política, seja ela qual for, requer muito planejamento e estratégia.
Foi com esse espírito de comprometimento e organização que contribuímos para a vitória da atual chapa diretora do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC–MG), no segundo semestre de 2021. Foi a segunda vez que caminhamos com este cliente rumo à vitória. Em 2019, tivemos três meses de campanha e, desta vez, foram apenas um mês e meio desde a concepção até o resultado, o que nos exigiu ainda mais inteligência e eficiência.
Para levarmos a mensagem da Chapa 1 a todo o estado de Minas Gerais em um
período tão curto, procuramos trabalhar as imagens de seu presidente e seus 35 conselheiros em uma lógica de capilaridade, fortalecendo as regiões onde cada um deles tinha mais força. Na narrativa, o discurso era bem claro: uma gestão que procura reduzir as distâncias do interior para a capital, convidando todos os profissionais a caminhar “verdadeiramente juntos”, com transparência e eficiência.
Para levar a mensagem dos conselheiros aos quatro cantos do Estado, nos utilizamos essencialmente das ferramentas de comunicação digital. Para isso, foram criados os seguintes canais:
– Hotsite
– Perfil de Instagram
– Perfil de Facebook
– Perfil de Linkedin
– Canal de Youtube
– Listas de transmissão via Whatsapp
De 9 de outubro a 25 de novembro de 2021 foram veiculadas 410 publicações originais detalhando propostas e melhorias planejadas pela Chapa. Isso somente no Instagram, para se ter uma ideia do volume de conteúdo produzido diariamente.
Nós falamos de gente pra gente
No intuito de humanizar a campanha, entendemos que era muito importante que os próprios conselheiros e profissionais do segmento conversassem com seus pares. Por isso, convidamos pessoas para gravarem vídeos com mensagens de incentivo e também sinalizando o número 1, em associação ao número da chapa candidata.
Os áudios com conteúdos de relevância e mensagem de apoio também rodaram por grupos e listas de transmissão via Whatsapp, uma ferramenta fundamental de disseminação de informação.
É preciso estar atento e, se necessário, recalcular a rota
Durante o curto período da campanha, percebemos que as interações com os vídeos publicados no canal do Youtube não estavam atingindo o volume que esperávamos. A nossa intenção é sempre propor uma comunicação ampla a todos os públicos. Acontece que, algumas vezes, o público nos mostra onde ele está e por onde prefere consumir determinada informação.
Dessa maneira, percebemos que o Facebook e suas interações eram os nossos
principais aliados para disseminar a mensagem de profissionalismo e competência da Chapa 1. Por isso, investimos nossas fichas ali na reta final da caminhada! Em uma boa estratégia de comunicação, é importante sempre ter uma carta na manga!